Rui Chafes | CHEGAR SEM PARTIR em Serralves

No contexto de Chegar sem partir de Rui Chafes, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no Porto, durante o fim de semana de 17 e 18 de Setembro, existirão dois momentos distintos que unem a Escultura e a Dança.

I.

Conversa | Rui Chafes e Vera Mantero

 

Diálogo entre o artista e a coreógrafa sobre a colaboração que têm mantido, a sua importância, e o modo como o seu entendimento particular ressoam na relação entre a Escultura e a Dança.

 

Biblioteca de Serralves

17.09 | 5pm

 

II.

Ciclo de Dança | Comer o Coração de Vera Mantero

 

“A colaboração artística e a transdisciplinaridade são qualidades da obra de Vera Mantero reconhecidamente presentes no seu percurso. A artista defende a partilha artística experimental, ressonante e aberta a um diálogo disciplinar ‘especializado no todo’, recusando aceitar a sua dança ‘como um dado adquirido’ e assumindo a pesquisa contínua e aprofundada como imperativos para a invenção dos seus trabalhos. Comer o Coração une a coreografia e performance de Vera Mantero ao desenho e escultura de Rui Chafes, e assinala a importância  desta colaboração artística na criação de uma obra singular, concebida especialmente para representar Portugal na 26ª Bienal de São Paulo, em 2004, com curadoria de Alexandre Melo.

 

Inscrita na espacialidade do parterre central do Parque de Serralves, a escultura Comer o Coração, de Rui Chafes, paradoxalmente resistente e suspendida, desafia-nos a um exercício sensível de contemplação da paisagem, acentuado pela estranheza da improvisação do corpo desenhado, vulnerável e pulsante da coreógrafa e performer Vera Mantero. Convite a uma experiência meditativa para lá do que a realidade nos revela e do lugar onde nos encontramos.”

 

Parque de Serralves

18.09 | 5pm

 

Fonte: Serralves

 

morada

Rua da Manutenção nº 80 (Xabregas)
1900-321 Lisboa | Portugal

Autocarro: 718, 728, 739, 742, 759

Horário

Terça-feira a Sábado das 10h às 19h
Domingo e Segunda-feira: Fechado

contactos

info@gfilomenasoares.com

T: +351 218 624 122

M: +351 962 373 956

Redes sociais

Newsletter