Pedro Neves Marques | 'Shéhérezade, at Night' at Palais de Tokyo

A Galeria Filomena Soares partilha a participação de Pedro Neves Marques em Shéhérazade, at Night, uma exposição colectiva que uniu os nomes de Minia Biabiany, Miguel Gomes, Ho Tzu Nyen, Lieko Shiga e Ana Vaz no Palais de Tokyo, em Paris, entre 19.10.2022 e 8.01.2023.

 

Shéhérezade, at Night relaciona realidades ficcionais influenciadas pela realidade na qual os artistas habitam. Tais ficções põe a nú «a matriz através da qual agimos e pensamos» pelo carácter crítico constitutivo das mesmas. Assim, os artistas «tentam recontar através de mitos e fábulas as crenças e desejos que nos animam de modo a trazer outros mundos e criar novos futuros, tanto individuais como colectivos.»

 

Pedro Neves Marques apresenta um conjunto de vídeos recentes que se centram na personagem YWY, um andróide indígena do norte do Brasil imaginado em colaboração com a actriz e activista Zahy Guajajara. Resultando da pesquisa do artista sobre cosmologias animistas sul-americanas, este ciborgue que deve confrontar as mutações cosmopolíticas capitalistas ressoa no modelo perspectivista do antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro, segundo o qual a visão de qualquer espécie sobre outra depende sempre do corpo em que ela própria reside. Ao envolver-se em estratégias de construção do mundo imaginário, YWY combina elementos de ficção científica com cosmologias indígenas para desafiar as concepções lineares do futuro.

 

Consulte mais sobre Shéhérazade, at Night aqui.

 

© Pedro Neves Marques

 

morada

Rua da Manutenção nº 80 (Xabregas)
1900-321 Lisboa | Portugal

Autocarro: 718, 728, 739, 742, 759

Horário

Terça-feira a Sábado das 10h às 19h
Domingo e Segunda-feira: Fechado

contactos

info@gfilomenasoares.com

T: +351 218 624 122
Chamada para a rede fixa nacional

M: +351 962 373 956
Chamada para a rede móvel nacional

Redes sociais

Newsletter