A Galeria Filomena Soares partilha a participação de Kiluanji Kia Henda na Biennal de Sharjah 15, com curadoria de Hoor Al Qasimi, Directora da Sharjah Art Foundation, que decorre entre 7 de Fevereiro e 7 de Junho de 2023.
A Sharjah Biennal 15: Thinking Historically in the Present (SB15) reflecte o trabalho visionário do seu criador Okwui Enwezor, critico de arte e curador nigeriano,que transformou a arte contemporânea estabelecendo um projecto intelectual ambicioso que influenciou a evolução de instituições e bienais em todo o globo com a criação da Bienal de Sharjah em 1993.
A curadoria de Hoor Al Qasimi interpreta e a proposta de Enwezor centrando de modo critico o passado face ao momento alctual. Al Qasimi desenvolve o conceito ‘thinking historically in the present’ ao adoptar um método de trabalho que privilegia o papel da intuição e da incidência. Reconhecendo o efeito que Enwezor proporcionou na Documenta 11 ao transformar a consciência curatorial, Al Qasimi reconstrói a sua longa relação com a Biennal, como visitante, artista, e eventualmente como Directora da Fundação, uma instituição que surgiu da realização da Biennal, facto que Enwezor apreciava.
Kiluanji Kia Henda participara numa Residência Artistíca, no âmbito daquelas que decorrem na Fundação Sharjah, em 2014, regressando este ano para expor durante os 4 meses da bienal que celebra o 30º Aniversário.
Expondo mais de 150 artistas, de mais de 70 países, Bienal decorrerá 16 locais em regiões diferentes do Emirado de Sharjah com um robusto programa a ser anunciado brevemente.
Pode consultar a programação para a semana de abertura, que decorre entre 7 e 12 de Fevereiro de 2023, aqui.
Fonte: Sharjah Biennal & Sharjah Art Foundation
© Muamby Wassaky