A Galeria Filomena Soares tem o prazer de comunicar Ghada Amer – A Retrospective: A Woman’s Voice is Revolution a primeira exposição retrospetiva da artista Ghada Amer em solo francês. Organizada em três locais distintos, a exposição cobre a cidade de Marseille com diferentes exposições que reúnem os variados modos expressivos da artista franco-americano-egípcia, desde o começo da sua prática artística até à atualidade.
A retrospetiva concebida pelo MUCEM – Musée des Civilisations de l’Europe et de la Mediterranée, foi organizada em parceria com a FRAC Provence-Alpes-Côte d’Azur, a Cidade de Marselha, os Museus de Marselha e o CVC – Centre de la Vieille Charité, foi comissariada por Hélia Paukner, curadora responsável pelo Departamento de Arte Contemporânea do MUCEM, e por Philippe Dagen, historiador de arte dos séculos XX e XXI, professor na Universidade de Paris Panthéon-Sorbonne, crítico do Le Monde e curador independente.
Ghada Amer, Orient – الشرق – الغرب – Occident no MUCEM – Fort Saint-Jean, Edifício Georges Henri Rivière, retrata a sua visão da relação entre o Ocidente e o Oriente, a translatabilidade entre culturas, e em relação ao estatuto da mulher. A primeira escultura de jardim em árabe A Woman’s Voice Is Revolution é apresentada no jardim do Forte, colocada a 17.09.2022. No MUCEM a exposição inaugurou a 02.12.2022 e estará patente até 16.04.2023.
Ghada Amer, Witches and Bitches no FRAC – Provence – Alpes – Côte d’Azur, reúne trabalhos de cariz assumidamente feminista de prática tradicional, assumindo um diálogo entre a homenagem e a vindicação, as suas pinturas contrastam com as dos ditos mestres. Inaugurou a 2.12.2022 e estará patente até 26.02.2023.
Ghada Amer, Sculpteure no CVC – Centre de la Vieille Charité, apresenta uma variedade de experiências pictóricas, exploradas em campo expandido, através de instalações e esculturas de diferentes materiais e de certa monumentalidade. Inaugurou a 2.12.2022 e estará patente até 16.04.2023.
Esta grande iniciativa de homenagear e celebrar a obra de Ghada Amer valeu-lhe críticas, comentários e menções em diversas publicações como as The Artnewspaper, Télérama, Art Basel, Liberation, Le Figaro, Journal des Arts, e outras de matéria audiovisual na TV5 Monde e France 24, entre outras. Aguardam-se artigos noutras publicações bevemente.
Consulte mais aqui.
© Caroline Tompkins for Art Basel