Andreia Santana | Prémio Novos Artistas Fundação EDP

A Galeria Filomena Soares tem o prazer de anunciar a nomeação da artista Andreia Santana para o Prémio Novos Artistas Fundação EDP |

«Adriana Proganó, Andreia Santana, Bruno Zhu, Maria Trabulo, René Tavares e Rita Ferreira são os artistas finalistas do Prémio Novos Artistas Fundação EDP. Em outubro de 2022, o grupo de artistas participará numa exposição coletiva, a ser apresentada no maat, no âmbito da qual será atribuído.

As mais de 700 candidaturas foram analisadas por um júri de seleção que, nesta 14.ª edição, foi composto por Luís Silva, Luísa Santos e Sara Antónia Matos, que serão também responsáveis também pela curadoria da exposição coletiva.

O júri constatou “o enorme mérito e a capacidade de trabalho dos artistas em Portugal”. Apesar de a idade não constituir um critério de seleção, “colocou-se o foco numa geração de artistas com menos de 40 anos que se está a afirmar, pela qualidade conceptual e formal, na produção artística nacional e internacional. Ainda que trabalhando a partir de pressupostos formais, materiais e narrativos muito diferentes, a pesquisa dos nomeados testemunha uma reflexão fundamental sobre o nosso lugar e a nossa agência nas sociedades contemporâneas”, acrescentam os curadores.

O prémio é uma iniciativa da Fundação EDP, visando contribuir para a nova criação e para a promoção dos valores da arte contemporânea, pelo que são elegíveis as candidaturas de artistas de nacionalidade portuguesa, residentes ou não em território nacional, e de artistas de nacionalidade estrangeira que residam em Portugal, em início de carreira
A pessoa vencedora será escolhida por um júri de premiação, constituído por personalidades (a anunciar brevemente) de reconhecido mérito nas áreas das artes plásticas e visuais, e receberá um prémio no valor de 20 mil euros.
Nas edições anteriores, o Prémio Novos Artistas Fundação EDP distinguiu Joana Vasconcelos, Leonor Antunes, Vasco Araújo, Carlos Bunga, João Maria Gusmão + Pedro Paiva, João Leonardo, André Romão, Gabriel Abrantes, Priscila Fernandes, Ana Santos, Mariana Silva, Claire de Santa Coloma e Diana Pol»

Retirado de https://www.maat.pt/pt/premio-novos-artistas-fundacao-edp-ja-tem-finalistas

 

© Diana Tinoco