DRAWING ROOM 2022
26.out.2022 - 30.out.2022

DRAWING ROOM 2022
Outubro 23 – 27 | Stand 14

 

Horário:

Quarta-feira, 26 de Outubro | 16h – 22h
Quinta-feira, 27 de Outubro | 14h – 21h
Sexta-feira, 28 de Outbro | 14h – 21h
Sábado, 29 de Outubro | 14h – 21h
Domingo. 30 de Outubro | 12h – 18h

 

A seleção da Galeria Filomena Soares para a Drawing Room 2022, conta com obras de:

ÁLVARO LAPA
HELENA ALMEIDA
JOANA ROSA
PEDRO BARATEIRO
SARA BICHÃO
SUSY GÓMEZ

 

Dentro da selecção destacamos:

 

PEDRO BARATEIRO

O trabalho multifacetado de Pedro Barateiro não está directamente relacionado nem com os materiais nem com o meio disponível. Escultura, instalação, vídeo, pintura, desenho, fotografia e texto têm servido como um vasto campo de acção no exame de um código sobre o significado da imagem e da linguagem. O seu trabalho serve como um vasto campo de acção na procura de um código sobre os sentidos e significados da imagem

A Galeria Filomena Soares tem o prazer de anunciar que Pedro Barateiro foi nomeado como finalista do Prémio de Desenho 22 da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD).
O vencedor será anunciado a 29 de Outubro, às 18h, na Drawing Room 22, parceiro da iniciativa.

 

HELENA ALMEIDA

Helena Almeida é uma figura incontornável na arte contemporânea do século XXI, cuja obra icónica explora e desafia formas tradicionais de expressão, impulsionada por um desejo constante de exceder o espaço delimitado pelo plano do quadro. A prática artística de Helena Almeida engloba a fotografia, a performance e o desenho, e evoluiu de um questionamento permanente da linguagem da pintura.

Usando a sua própria imagem, a artista recria meticulosamente e encena obsessivamente os múltiplos lugares e fragilidades do corpo na cultura e sociedade contemporânea, criando composições visuais complexas. As obras de desenho podem ser percebidas como o pensamento da sua produção, mas também como uma prática em si mesma. O pensamento de Helena Almeida começa nos seus desenhos.

 

SARA BICHÃO

Sara Bichão apresenta o desenho como uma parte essencial do seu trabalho. É a extensão mais directa do pensamento. A artista entende que o acto de desenhar deve ser desencadeado por incentivos que estimulem a harmonia do processo criativo com a intenção da linha.

Embora essencialmente escultórica, a sua obra está profusamente ligada ao desenho, através da compreensão do espaço que conduz ao desenho como uma forma de pensamento.

 

Pode consultar mais aqui.