Contrapeso
24.Set.2022 | 12.Nov.2022
Press
Press Release
<p>CARLOS GARAICOA</p>
<p>CONTRAPESO</p>
<p>24.09 | 16h-19h</p>
<p>A Galeria Filomena Soares e o artista Carlos Garaicoa têm o prazer de convidar para a inauguração da primeira exposição individual do artista em Portugal, CONTRAPESO no dia 24 de Setembro, entre as 16h e as 19h.</p>
<p>Até 12.11.2022</p>
<p>Para a primeira exposição individual de Carlos Garaicoa na Galeria Filomena Soares em Lisboa, será apresentado um grupo de obras muito recentes, incluindo duas novas instalações – Contrapeso (Ciudad plomada) e Babilónia – que completarão uma digressão onde o artista regressa aos modelos como uma fábula para rever o status quo da sociedade contemporânea através da linguagem da arquitetura. Observaremos alguns elementos que aparecem esporadicamente nas obras do artista: os elementos orgânicos e antropomórficos da série Ciudad Armero, a vegetação que nos leva de volta à sua exposição no MAAT em Lisboa em 2017, e a animação vídeo de Babilónia. O prazer e o terror que emana da impermanência da imagem nos seus puzzles, ou da nossa própria reflexão em Soñamos en la superficie rayada de un cristal, são algumas das analogias que nos ajudam a mergulhar no corpus de pensamento do artista. Elas constituem, no final, contrapesos que ajudam a plantar firmemente a poética do artista.<br />
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Para esta, la primera exhibición personal de Carlos Garaicoa en la Galería Filomena Soares, de Lisboa, se presentarán un grupo de obras muy recientes que incluyen dos instalaciones nuevas – ‘Contrapeso’ (Ciudad plomada) y ‘Babylon’- que completarán un recorrido donde el artista retorna a la maquetación como fábula para revisar el status quo de la sociedad contemporánea a través del lenguaje de la arquitectura. Observaremos algunos elementos que aparecen esporádicamente en las obras del artista: los elementos orgánicos y antropomorfos De la serie ‘Ciudad Armero’, la vegetación que nos remonta a su muestra personal en el MAAT de Lisboa en 2017 y la videoanimación de ‘Babilonia’. El placer y el terror que emanan de la impermanecia de la imagen en sus puzzles, o de nuestro propio reflejo en ‘Soñamos en la superficie rayada de un cristal’, son algunas de las analogías que ayudan a adentrarnos en el corpus de pensamiento del artista y que constituyen, a fin de cuentas, contrapesos que ayudan a plantar en firme la poética del artista.</p>