Ghada Amer nasceu no Cairo, Egipto, em 1963 e mudou-se para Nice, França, quando tinha onze anos de idade. Permaneceu em França para prosseguir os seus estudos e completou tanto os seus requisitos de licenciatura como de AMF na Villa Arson École Nationale Supérieure em Nice (1989), durante os quais também estudou no estrangeiro na Escola do Museu de Belas Artes em Boston, Massachusetts, em 1987. Em 1991, mudou-se para Paris para completar um pós-diploma no Institut des Hautes Études en Arts Plastiques. Após o reconhecimento precoce em França, foi convidada para os Estados Unidos em 1996 para uma residência na Universidade da Carolina do Norte, Chapel Hill. Desde então, tem estado sediada em Nova Iorque.A sua obra está representada em várias colecções públicas, entre as quais: Arab Museum of Modern Art (MATHAF), Qatar Museums Authority, Doha, Qatar Art Institute of Chicago, Chicago, Illinois, Estados Unidos; Barjeel Art Foundation, Sharjah, Emirados Árabes Unidos; Birmingham Museum of Art, Birmingham, Alabama, Estados Unidos; Brooklyn Museum, Brooklyn, Nova Iorque, Estados Unidos; Centre Georges Pompidou, Paris, França; Museo Jumex, Cidade do México, México; Guggenheim Museum, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos; Indianapolis Museum of Art, Indianapolis, Estados Unidos; Israel Museum, Jerusalem Istanbul Modern, Istanbul, Turquia; Museum of Arts and Design, Nova Iorque, Estados Unidos; Sammlung Goetz, Munique, Alemanha; Samsung Museum, Seoul, Coreia do Sul; Savannah College of Art and Design, Savannah, Estados Unidos; Seattle Art Museum, Seattle, Estados Unidos.
A ampla prática de Amer abrange pintura, escultura de elenco, cerâmica, obras em papel, e instalações de jardim e meios mistos. Além disso, ela colabora frequentemente com o seu amigo de longa data Reza Farkhondeh. Reconhecendo tanto que as mulheres são ensinadas a modelar comportamentos e traços moldados por outros, como que a história da arte e a história da pintura em particular são moldadas em grande parte por expressões de masculinidade, o trabalho de Amer subverte ativamente estas estruturas através tanto da estética como do conteúdo. A sua prática explora a natureza complicada da identidade, uma vez que esta se desenvolve através de normas culturais e religiosas, bem como de anseios e compreensões pessoais do eu. Ghada Amer permite-se continuamente explorar as dicotomias de um mundo inquieto e confronta a linguagem da hostilidade e da finalidade com narrativas inabaláveis de saudade e amor. O seu trabalho aborda a natureza ambígua e transitória do paradoxo que surge na procura de definições concretas de Oriente e Ocidente, feminino e masculino, arte e artesanato. Através das suas pinturas, esculturas e projetos de jardins públicos, Ghada Amer toma as noções tradicionais de identidade cultural, abstração e fundamentalismo religioso e vira-as de cabeça para baixo.
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