
PINTA - The Modern and Contemporary Latin American Art Show
3-6 de Maio de 2010
Dias & Riedweg foram convidados por Pablo Leon de la Barra, um dos curadores da Feira de Arte Moderna e Contemporânea Latino-Americana- Pinta, a realizar um projecto para aquela que será a primeira edição do referido evento em Londres,depois de três edições de sucesso em Nova Iorque.
Com vista a integrar os denominados "Art Projects" da Pinta que refira-se decorrerá no período compreendido entre os dias 3 e 6 do próximo mês de Junho, a dupla de artistas irá expor a primeira parte de uma vídeo-instalação ainda em desenvolvimento intitulada "COLD STORIES" e constituída na sua totalidade por quatro peças.
Este projecto revisita e critica a política de importantes vultos da história contemporânea a partir das mutações que se tem verificado na temperatura da Terra, narrando metaforicamente a história política e geográfica do planeta desde a Guerra Fria até ao aquecimento global.
As quatro personalidades eleitas - originários de diferentes potencias políticas: Che Guevara, Mao Tse-Tung, John F. Kennedy e Nikita Khrushchov - são figuras representativas do período da Guerra Fria e dos acontecimentos que directa e indirectamente contribuíram para o fenómeno do aquecimento global.
Cada baú contém uma marioneta que representa cada um desses quatro políticos, sendo que, na Pinta em Londres será exibida a primeira destas video-instalações com o fantoche de Che Guevara.
PINTA - The Modern and Contemporary Latin American Art Show
Earls Court Exhibition Centre | Brompton Hall
Warwick Road, Earls Court
London SW5 9TA
England